segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TRANSPLANTES AS CLARAS



A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos está incentivando os centros de transplantes nos Estados a divulgar em seu registro não só os números de operações feitas mês a mês, mas, também, a taxa de sucesso delas. Os médicos consideram a transparência uma prestação de contas do serviço à sociedade. Nos 716 transplantes de fígado no primeiro semestre, por exemplo, a sobrevida do paciente foi de 80%.

Revista ISTOÉ, 18 DE AGOSTO/2010, ANO 34, N° 2127
Jornalista: Ricardo Boechart.
Colaboração: Denise Nascimento Santana 8º semestre- Faculdade Vasco da Gama

2 comentários:

  1. Eu acredito, que quanto mais informações forem registradas quanto aos procedimentos, índice de sucesso e fracasso nos processos concluídos de doação em específico no Estado da Bahia, poderemos reverter paulatinamente a questão do estado ter como taxa de recusa de doação é o dobro da taxa nacional. Sem falar que é imprescindivel que a sociedade civil seja estimulada a partilhar para entender todo o processo.

    ResponderExcluir
  2. Centenas de transplantes deixam de ser realizados anualmente no Brasil. Tanto a imprensa quanto a classe médica muitas vezes argumentam que noticia-se e discute-se a morte acidental ou violenta de milhares de pessoas, muitas jovens e que não são utilizadas como doadores pela ausência de regulamentação e de organização adequadas

    ResponderExcluir